domingo, 26 de outubro de 2014

O EXTERMINADOR DO FUTURO FAZ 30 ANOS

Há exatos 30 anos um filme de ficção invadia as telas do mundo sem ter a menor noção do sucesso que faria e é considerado por muitos um dos melhores de ficção científica da história e foi eleito o melhor da década 80/90.
Dirigido pelo então desconhecido James Cameron, que até então só tinha realizado 2 trabalhos como diretor, o curta Xenogenesis e o longa Piranha 2 Assassinas Voadoras. E com um elenco de atores não muito conhecidos e baratos, James Cameron recebeu da Orion Pictures o orçamento de U$ 6.500.000,00 para filmar um roteiro sobre um cyborg que vem do futuro para matar a mãe do líder da resistência dos humanos nas lutas contra as máquinas em um certo futuro apocalíptico.
Com um orçamento não compatível com suas ideias, James Cameron tinha muito trabalho pela frente. O primeiro acerto foi chamar Arnold Schwarzenegger para o elenco que era o nome mais conhecido, pois vinha do excelente Conan o Bárbaro. O segundo foi não gastar muito no elenco e torrar a maior parte do orçamento em efeitos. Originalmente Schwarzenegger iria fazer o papel do mocinho, mas Cameron mudou de ideia quando o próprio Schwarzenegger mostrou pra ele que era uma decisão muito mais sábia deixa-lo interpretar o Vilão. Ponto para os dois e mais para Schwarzenegger, pois devido a esse trabalho, além de não lhe faltar nem trabalho nem convite, até Governador da Califórnia ele conseguiu ser por 2 mandatos consecutivos.
Para o papel principal feminino (a famosa mocinha) a escolhida foi Linda Hamilton, que só havia feito 1 trabalho no cinema, o filme Jogo Assassino do diretor Nick Castle. Todo o resto de sua experiência vinha de produções voltadas para a TV.
O outro nome a completar o elenco foi o ator mais experiente do trio principal: Michael Biehn, que já tinha no currículo vários trabalhos tanto na TV como no cinema.
James Cameron queria tanto Schwarzenegger no filme, que adiou as filmagens em 9 meses, devido a agenda de Arnold que estava comprometido com as filmagens de Conan o Destruidor. Durante esse período, como não teria tempo hábil para fazer outro filme, James Cameron foi contratado e escreveu o roteiro do que viria a ser Aliens O Resgate.
Diz a lenda que o primeiro rascunho do roteiro original foi vendido a Produtora Gale Ann Hurd pela simbólica quantia de 1 dólar. 
Arnold Schwarzenegger estava acreditando tanto nesse projeto que ele evitava ao máximo falar com
Linda Hamilton e Michael Biehn para evitar criar algum laço e assim, o ódio entre a máquina e seu alvo ser algo mais crível na telona.
Mas nem tudo foram flores durante a produção pois a Orion Pictures queria que o filme terminasse com a explosão do caminhão, não havendo o clímax na fábrica de robôs, para que o filme saísse mais barato e o retorno do investimento também fosse. Ainda bem que James Cameron teve o apoio de todo o elenco para que o filme terminasse do jeito que ele queria. Até hoje Schwarzenegger tem mágoa contra a Orion pela falta de apoio e sensibilidade deles para com o filme.
Muita coisa que James Cameron queria incluir no filme não foi possível devido ao curto orçamento e a falta de tecnologia na época, como por exemplo, a ideia de dois exterminadores, um deles de cristal líquido. Ideia essa que foi muito bem aproveitada em O exterminador do futuro 2. Uma outra ideia não aproveitada era que Sarah Connor tivesse um acidente aonde ficasse com o joelho ferido e fosse necessária a colocação de pinos, forçando o exterminador a retalhar as duas primeiras Saras para ver se encontrava as marcas dessa cirurgia.
No final de semana de seu lançamento, O exterminador do futuro arrecadou quase o que custou . Com um orçamento de 6.500.000,00 arrecadou 4.000.000,00 e terminou sua exibição doméstica com mais de 38.000.000,00. Para época, foi algo astronômico um filme ter arrecadado quase 6 vezes o valor de sua produção.
O fato é que O exterminador do futuro foi um divisor de águas na história do cinema e ainda conseguiu provar que se somarmos uma boa ideia, uma equipe comprometida e um orçamento modesto, o resultado sempre vai sair melhor que o esperado.
 
Vejam o trailer original
 
Trailer legendado
 
 
O teaser trailer original
 
 
O trailer o Blu ray
 

Nenhum comentário: